quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Uma grande cambalhota

Parece que hoje, na reunião com o ME, a Plataforma sindical vai apresentar a sua proposta de avaliação transitória para este ano lectivo. Ouvi a rádio esta manhã e fiquei incrédulo. Dei-me ao trabalho de fazer alguma pesquisa na net. Assim, por ordem cronológica...

DN, 23.11.2008
«Na sexta feira, para o encontro com a ministra da Educação, a Plataforma Sindical levará já uma proposta de avaliação para "salvar o ano lectivo". Será uma solução simples, sem questões burocráticas, transitória, focada na vertente científico-pedagógica e para aplicar aos professores em vias de progredir na carreira. (…) "Excluímos qualquer solução administrativa, como por exemplo, atribuir Bom a todos os professores, e qualquer simplificação do modelo actual", disse Mário Nogueira. O representante dos sindicatos adianta ainda que a proposta não será semelhante ao regime simplificado aplicado no ano lectivo anterior.»

TSF, 23.11.2008
«"Este ano deve existir um procedimento avaliativo também ele formativo, centrado na actividade pedagógica dos professores que não tenha nada a ver com administrativo", revela Mário Nogueira.»

Público, 24.11.2008
«O sistema que os sindicatos vão propor, avança, é "uma solução simplificada", que pretende aliviar os professores da carga burocrática do actual processo.Este sistema prevê uma avaliação centrada sobretudo na componente científico-pedagógica, explica, por seu turno, João Dias da Silva, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE): "A avaliação deve incidir sobre as diferentes dimensões do trabalho do professor e não apenas na observação de dados administrativos", como o número de presenças ou a assiduidade».

Lusa, 25.11.08
«Questionado pela Lusa à entrada de uma reunião com o CDS-PP, Mário Nogueira não quis adiantar pormenores sobre a "solução avaliativa transitória" para os próximos seis meses, justificando que a proposta terá de ser primeiro apresentada ao Ministério. Limitou-se a dizer que será "centrada nos professores, na sua actividade com os alunos" e que irá envolver o conselho pedagógico das escolas».

DN, 27.11.08
«O porta-voz da Plataforma, Mário Nogueira, já tinha informado o DN que os sindicatos iam apresentar "uma solução simples, não administrativa e focada na vertente pedagógica que permita aos docentes serem avaliados este ano". Proposta agora concretizada por outros dirigentes do movimento sindical».


Hoje, dia 11.12.08, na TSF:
«A ministra da Educação reúne-se, esta quinta-feira à tarde, com a Plataforma Sindical dos professores, que vai apresentar a Maria de Lurdes Rodrigues uma proposta para que a avaliação dos docentes se sustente apenas na assiduidade e cumprimento dos serviços atribuídos a cada professor.
João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional da Educação antecipa à TSF a sugestão transitória que vai ser deixada no ministério. O dirigente sindical considera que a avaliação deve ser baseada em apenas dois parâmetros.
«É uma solução que passa pela capacidade para efeitos da avaliação deste ano de duas ordens de factores, quer de assiduidade quer de cumprimento do serviço distribuído em cada escola para os diferentes professores», explica o dirigente sindical.»

É impressão minha ou os sindicatos vão defender hoje à tarde uma coisa que juraram a pés juntos ser impensável há umas semanas?

1 comentário:

Anti PS Neoliberal disse...

Isto é má fé, nas reuniões com a ME a agenda sempre foi imposta pela ministra não contemplando a negociação de outro sistema de avaliação transitório.