terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Suspender é matar qualquer avaliação

Pedro Lourtie escreve hoje no "Diário Económico" sobre a avaliação dos docentes do ensino superior, mas começa por comentar o processo de avaliação de desempenho dos professores do ensino básico e secundário. Assim, remata afirmando que:

«(...) Independentemente da valia do dito modelo, dos erros, dos problemas, e dificuldades do processo de implementação, estou convencido que a suspensão da avaliação resultaria no seu adiamento sine die, o que seria uma perda real».

Ainda bem que alguém escreve isto com todas as letras. Porque é exactamente nisto que os sindicatos e os movimentos ditos "independentes" apostam. E o Ministério da Educação sabe o mesmo, pelo que não suspende coisa nenhuma. Se o processo em curso fracassar agora, o ME sabe - e os políticos responsáveis deste país também - que nenhum Governo se volta a meter neste carrossel tão cedo. Sabem, pois, que é esta avaliação agora - reformável a curto prazo se for necessário, como o Governo já admitiu claramente e vem escrito no memorando de entendimento de Abril passado - ou nenhuma avaliação.

Não venham com conversas de modelos "alternativos".

2 comentários:

António Pereira disse...

Eapaço de discussão, este blogue? Hum... Por que razão estarão os espaçõs para comentário completamente vazios? Pois é, colega (?), o seu blogue é um "adesivo" tão óbvio que nem corajoso chega a ser!
P.s.: Esteja à vontade para apagar o meu comentário...

Quemtemmedodaavaliacao disse...

Caro leitor e colega, este blog acabou de aparecer; oportunidade de discussao, espero, não faltarão. E não, não apago o seu comentario. De coerção e silenciamento ja me chega o que assisto quotidianamente na minha escola.