terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Estratégias suicidas

Sou daqueles que pensa que muitas atitudes dos professores em público ao longo dos últimos meses fizeram mais para desgastar a sua imagem perante a sociedade do que qualquer Ministério podia ter feito. Por isso, já não fico espantado por ler escritos como este - que é suposto ser uma "piada" -, que na verdade são uma enorme deslegitimização do trabalho da escola e dos professores e levam qualquer pessoa de bom-senso a perguntar: para que serve a escola, então? por que motivo o Estado paga a 140 mil pessoas para dar aulas, se o resultado é este, e se aparentemente (?) as pessoas aprendem melhor fora da escola do que no seu interior (contra qualquer prova histórica...)? Não é preferível o Estado deixar de fazer investimento neste sector?

Pergunta adicional: se fosse um não-professor a escrever uma prosa destas, não ficariam os professores - a começar pelo beligerante dr.Ramiro Marques - extraordinariamente ofendidos?

1 comentário:

A. Moura Pinto disse...

Lá, comentei assim:
"É quando leio coisas destas - o texto e a generalidade dos comentários - que tenho pena de muitos professores, por o serem de modo bem diferente destes que se refugiam no anonimato.
E a culpa disto, deste pateta delírio é da ministra?
Avaliação precisa-se e deveria permitir separar bem o trigo do joio. A bem da escola pública que todos suportam."